• image

    Como fazer TCC

    Aprenda dicas de como fazer seu próprio trabalho acadêmico.

    Quero Ver
  • image

    TEMA do Trabalho

    Saiba como definir o tema do seu trabalho

    Quero Ver
  • image

    O QUE É PLÁGIO

    Evite esse problema sabendo indentificá-lo

    Quero Ver
  • image

    APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

    Dicas de como construir seu próprio Power Point

    Quero Ver
  • image

    Tabulação de Pesquisa

    Como dever ser tabulada e analisada sua pesquisa de campo ou estudo de caso

    Quero Ver
  • image

    Pesquisa Bibliográfica

    Como e onde pesquisar suas referências bibliográficas.

    Quero Ver
  • image

    Projeto de Pesquisa

    Saiba como elaborar o seu projeto e suas etapas

    Quero Ver

referencia citacao direta e indireta COMO FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS EM CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS ABNT

A referência aos autores usados em cada citação em um trabalho acadêmico pode se tornar um problema caso o acadêmico não observe regras ABNT básicas desta indicação.

Existem essencialmente duas formas de citações em um texto acadêmico, as citações diretas e as citações indiretas.

As citações diretas são as copiadas na íntegra (sem alteração de conteúdo) de um terceiro autor. Já as citações indiretas, também são uma cópia, só que parafraseadas, ou seja, algo foi mudado no texto original.

Indicação de autores (fontes) em Citações Indiretas ABNT

Nas citações indiretas a indicação do autor segue o padrão (SOBRENOME DO AUTOR, ANO).

Ex:


As notas de rodapé são os elementos que aparecem no pé das folhas onde são mencionadas, servindo de referenciar pontos que não serão incluídos no texto, objetivando apenas complementá-lo. (TRINDADE; BITTENCOURT, 2013).


Indicação de autores (fontes) em Citações Diretas

As citações diretas, no tocante à indicação de autoria, seguem a mesma norma das indiretas, acrescentando-se, obrigatoriamente, a página de onde foi extraída. Além disto, quando com até 3 linhas, estarão entre aspas.

Ex:

“A concorrência é algo que acompanha o exercício da atividade mercantil desde seus primórdios” (PIMENTEL, 2007, p. 58)

Ou

De acordo com Pimentel (2007, p. 58), “a concorrência é algo que acompanha o exercício da atividade mercantil desde seus primórdios”.

Caso a citação direta ABNT possua mais de 3 linhas, deve-se obedecer um recuo diferenciado, normalmente de 4 cm da margem esquerda, tamanho de letra reduzido (normalmente 10) em relação ao texto do documento e espaçamento simples.


A concorrência é algo que acompanha o exercício da atividade mercantil desde seus primórdios. Trata-se de uma característica inerente à atividade empresarial, que tem o lucro como seu objetivo maior. Regularmente praticada, beneficia tanto o consumidor, que tende a adquirir produtos e serviços por preços mais baratos, como o empresário, que poderá maximizar a oferta de bens e serviços. (PIMENTEL, 2007, p. 58) 


Citação de textos retirados da internet (web)ABNT

Os trabalhos acadêmicos que tiveram partes de textos retirados da internet devem trata-los da mesma forma como se fossem retirados de um livro, ou seja, sobrenome do autor + ano + página (está última, se existir).

Ex:

O Senac promove diversos cursos para aperfeiçoamento pessoal, estando entre eles, o “Curso Básico em Cervejas”, o qual tem uma carga horária de 18 horas e o objetivo de:

Promover ao participante uma iniciação no mundo das cervejas, despertando o aluno para a oportunidade de selecionar adequadamente cervejas, fazendo uso dos conhecimentos sobre história e geografia, ingredientes, Escolas e características de produção, para tornar a degustação da cerveja uma experiência prazerosa e diferenciada. (SENAC, 2013, p. 1)

Este texto foi retirado da URL “http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course

=19640&template=395.dwt&unit=NONE&testeira=473”.

Como este texto veio de uma página da web e sem autoria de uma pessoa específica, pode-se citar a entidade que publicou o texto. No caso de uma entidade “duvidosa”, utilizar a primeira palavra do título da matéria, utilizando como base as “referências bibliográficas”, colocadas no final do trabalho ABNT

Com respeito ao número da página, cada faculdade (ou orientador) terá sua opinião a respeito. Normalmente utilizamos número “1”, pois a página é um elemento obrigatório em citações diretas. Caso o documento seja um PDF, utilizar a página real do documento.

O que não fazer

Nunca colocar a URL de onde o texto foi retirado como fonte do texto. No máximo, com autorização do orientador, indicá-las no rodapé, como referência ao autor utilizado.

Observações importantes

  • Nunca utilize fontes de baixa confiabilidade, como a Wikipedia.
  • Sempre questione ao orientador (professor), qual data limite mínima para as fontes utilizadas
  • Sempre peça ao orientador para sugerir as fontes de pesquisa
  • Sempre submeta as fontes encontadas (referências) ao orientador antes de iniciar a elaboração do trabalho abnt

 

 

Fale Conosco

043 3327 0800

});})(jQuery);